A História
A Fundação
Nascemos da integração de várias corporações ao longo do tempo.
A primeira matriz remete ao ano de 1834.
A Chás Real é oriunda da união sucessiva de diversas firmas ao longo dos anos. A mais antiga delas, a matriz original, foi estabelecida em 1834. Chamava-se, primeiro, Engenho da Glória; e depois, Fábricas Fontana. A data de fundação não conta com registros documentais de fonte primária, mas vem sendo transmitida em tradições orais e em narrativas escritas há muito tempo. E convencionou-se determinar o dia 29 de julho como o aniversário da empresa. A data foi escolhida em homenagem ao dia de nascimento de Francisco Fido Fontana, que foi nosso diretor-presidente durante quarenta e seis anos ininterruptos.
Nosso fundador foi o Coronel Caetano José Munhoz, empreendedor que prestou valorosos serviços à indústria ervateira. Posteriormente em 1879, a fábrica foi adquirida pelo Sr. Francisco Fasce Fontana, italiano, que com sua inteligência e operosidade criou diversos aparelhos e maquinários inovadores a vapor (SISTEMA FONTANA) sendo convidado pelo presidente da província Visconde Taunay a executar a obra do passeio público que fora o terreno doado pelo mesmo, lançou a marca FONTANA que é até hoje comercializada em todo o Brasil.
A segunda das firmas foi fundada por Ildefonso Correa Pereira, o Barão do Serro Azul. Trazia a denominação de Fábrica Tibagi-Ildefonso, e era considerada um modelo entre as empresas do ramo.
Em 1934, no ano do centenário da fundação, houve a fusão entre a Fontana e a Tibagy-Ildefonso, resultando daí uma nova personalidade jurídica sob a denominação de Fábricas Fontana S.A.
Finalmente, em 1953, viria a ser estabelecida a Moinhos Unidos Brazil-Mate S.A., a razão social vigente atualmente resultado da fusão entre os o Engenho da Glória, Ervateira Americana e Engenho STO. Antônio da Lapa.
Rótulo comemorativo da fusão que originou a Moinhos Unidos.
O Matte Ildefonso precedeu o Mate Real.
Ele era vendido a granel em latas de vários tamanhos.
A marca “Matte Ildefonso” foi o carro-chefe da empresa na primeira metade do século XX. O produto homenageava o Barão do Serro Azul, cujo nome de batismo era Ildefonso Correia Pereira. Naquele tempo, a linha de produtos era composta por três marcas: Ildefonso, Fontana e Gaúcho, as duas últimas ativas no mercado até hoje.
O Matte Ildefonso foi o precursor do atual Mate Real, pois consistia em chá mate tostado, embalado à granel em latas de diversos tamanhos. Havia também o “chá mate em bolinhas”, lançado nos anos 40, um chá mate de infusão para ser bebido em xícara, um produto então inovador e que antecipava o chá em saquinhos, uma tecnologia que só viria a ser desenvolvida décadas mais tarde.
A marca Mate Real tem uma longa história. Ela havia sido propriedade da Ervateira Americana, tradicional engenho curitibano fundado pelo pai do historiador David Carneiro (1904-1990), importante intelectual paranaense. Até hoje os livros escritos por David Carneiro constituem fonte incontornável para qualquer um que busque compreender a formação e a evolução histórica do estado do Paraná.
A marca Mate Real carrega consigo uma rica história e um legado de qualidade. A excelência dos produtos da marca Matte Ildefonso foi transferida para os produtos estampados com a marca Mate Real.
Galeria
“Para ser bom, tem que ser REAL”, desde 1834, o primeiro Chá do Brasil.
Fale conosco
Entre em contato conosco através dos nossos canais de comunicação ou formulário ao lado.
Moinhos Unidos Brazil – Mate S/A
R. Prefeito Euripedes de Siqueira, 105 – Botiatuba – Almirante Tamandaré/PR
83512-252
sac@matereal.com.br
41 3138-3800
Siga-nos
Campos marcados com * são obrigatórios