Conheça os tipos de cuia para chimarrão
Conheça os tipos de cuia para chimarrão
O chimarrão é uma bebida cheia de especificidades que a torna ainda mais especial. Para o preparo e apreciação de um bom chimarrão é necessário contar também com uma boa cuia. Por isso, entenda mais sobre os tipos de cuia e saiba como escolher a melhor para você.
Recentemente contamos um pouco da história do chimarrão e demos dicas valiosas sobre o preparo do verdadeiro chimarrão do Brasil. E para complementar seus conhecimentos, trouxemos hoje mais informações sobre um componente importante para a apreciação da bebida, a cuia.
A cuia de chimarrão é o recipiente típico onde a bebida de sabor forte e aroma intenso, feita a base de mate é preparada e servida. No passado, os nativos disseminadores do chimarrão no país, utilizavam materiais como chifre de gado, madeira e bambu taquara para servir como cuia.
Atualmente, as cuias são geralmente feitas a partir de madeira ou porogo, um fruto das plantas Lagenaria. Mas existem também cuias mais modernas feitas em alumínio ou cerâmica.
Além do tipo de material, as cuias se diferem principalmente quanto ao formato, que no caso possui certa influência sobre a apreciação e preparo da bebida.
Quais são os tipos de cuia existentes?
Cuia coquinho
Cuia popular para apreciação de mate uruguaio, que costumam ser menos processados que outros tipos de mate. Essa cuia possui formato de coco e costuma ter manuseio bem prático.
Menores que as famosas cuias gaúchas, as cuias coquinho são ideais para consumo rápido da bebida, evitando que ela esfrie dentro do recipiente.
O bocal da cuia coquinho costuma ser arredondado e voltado para o interior do recipiente. Sua base é levemente achatada o que permite a acomodação fácil da cuia em cima de qualquer superfície, sem risco de queda.
As cuias coquinho costumam ser feitas em madeira ou porombo.
Cuia gaúcha
Cuia com afunilamento próximo às extremidades (pescoço), e com o bocal largo. Esse tipo de cuia costuma ser longa, medindo em média 15 cm de altura, o que as tornam ideais para aqueles que costumam ingerir grande quantidade da bebida ou que visam compartilhá-la nas tradicionais rodas de chimarrão.
Esse formato é ideal também para o preparo de mate feito a base de ervas mais finas, pois o bocal largo permite boa sustentação da erva, evitando que ela tape por completo a extremidade da cuia.
Cuia argentina
Muito parecida com a cuia coquinho, esse tipo lembra a estrutura de um copo, porém, com o bocal largo e trabalhado em alumínio. Essa cuia é ideal para apreciação do mate argentino que possui granulometria mais grossa que outros.
Cuias de alumínio
Cuia moderna em formato de copo que garante a preservação da temperatura, ao mesmo tempo em que não passa o calor excessivo da bebida para as mãos.
O interessante desse tipo de cuia para chimarrão é que ele permite a apreciação genuína do sabor do mate sem interferência de outros componentes, situação que pode acontecer em cuias de madeira ou porongo, por exemplo.
Cuia de cerâmica
Cuia em variados formatos, costumam ter preço mais em conta e funcionam basicamente como as famosas canecas. A vantagem desse tipo de recipiente é sua facilidade de higienização.
Qual é o melhor tipo de cuia?
Não há regra para a escolha da cuia, o ideal é que seja escolhida de acordo com o gosto pessoal de cada um, devendo sempre ser levado em consideração a comodidade na hora da apreciação e preparo da bebida.
É importante ter em mente que o que conta mesmo na hora de consumir um bom mate é a qualidade da erva utilizada, e disso, a Chás Real entende bem.
Mate chás real é sempre a escolha certa!
Independentemente da cuia, o que importa mesmo na hora de apreciar o verdadeiro chimarrão é contar com uma erva-mate de qualidade, como a da Chás Real.
De qualidade de erva-mate a Chás Real entende bem, afinal, desde 1886 a empresa se dedica ao cultivo e comercialização cuidadora de ervas, em especial a mate, que é processada através de uma eficiente estrutura capaz de atestar sua qualidade.
Não arrisque sua roda de chimarrão, conte com a chás real para garantir uma experiência única.