Para que serve o chá de Melissa?

Para que serve o chá de Melissa?

O chá de melissa é um dos favoritos de quem não perde de beber um bom e quente cházinho. Uma das explicações que podemos dar pela sua popularidade, está em seu sabor suave e doce tão apaixonante. Porém, ao contrário do que alguns pensam, a Melissa é muito mais do que somente um chá muito saboroso.

 

Quando olhamos para os efeitos desse chá, entendemos o porquê dele fazer tanto sucesso entre os amantes do hábito. Isso porque, além de um sabor e aroma marcantes, seus efeitos também se destacam. Para te ajudar a entender mais sobre substâncias e componentes da Melissa, preparamos esse conteúdo.

 

Nele, iremos abordar de um ponto de vista mais científico, os efeitos e as substâncias que fazem parte do chá de melissa. Por isso, te convidamos a pegar uma xícara de chá, preferencialmente de Melissa, para nos acompanhar. Ao final, queremos te convidar a adquirir algumas caixinhas aqui mesmo em nosso site.

 

Conhecendo a Melissa

 

A Melissa, além de uma planta muito bela, é uma das ervas mais utilizadas para fins medicinais desde o século 14. Nessa época, algumas freiras utilizavam a Melissa na preparação de um tônico chamado de Água Carmelita. Tal bebida, era popular na por seu sabor e também pelo teor alcóolico, mesmo sendo um teor baixo.

 

Atingindo de 20 a 80 centímetros, a Melissa possui folhas verdes superiores escuras e inferiores mais claras. Já as flores, quando surgem, podem aparecer em tons amarelos ou na cor branca. No entanto, com o passar do tempo, é comum que possamos acompanhar essas flores adquirindo uma tonalidade rosada. 

Conhecendo a Melissa

Antes de se tornar nosso famoso chá de melissa, essa erva exala um aroma idêntico ao exalado pelo capim limão. Por conta disso, em alguns locais, é comum que as pessoas acabem confundindo as duas ervas. Além do tão querido chá, a Melissa é usada como extrato, suplemento e óleo de aromaterapia. Mas, e seus efeitos?

 

Para que serve o chá de melissa?

 

Quando falamos no chá feito a partir da Melissa, conseguimos extrair da planta alguns excelentes benefícios. Tudo isso, combinado ao sabor e ao aroma marcantes do chá, notamos ainda mais o aumento de sua popularidade. Confira abaixo, alguns dos principais efeitos sentidos por quem tem costume de beber o chá de melissa:

 

1. Alivia a ansiedade

De acordo com um estudo publicado na Revista Nutrients, a Melissa ajuda a aliviar os sintomas causados pela ansiedade. Isso ocorre, graças ao aumento dos neurotransmissores GABA. Em baixos níveis, esses componentes se associam à ansiedade e demais transtornos, por isso esse efeito é tão importante. 

 

Outro estudo, um publicado no ano de 2004, citou que o consumo constante do chá pode auxiliar na minimização do estresse psicológico. Nessa pesquisa, os estudantes que ingeriram a bebida relataram maior calmaria. Além disso, eles notaram uma diminuição no estado de alerta, ligado ao pânico e à ansiedade.

 

2. Ajuda no combate à insônia

De acordo com outro estudo realizado a partir dos efeitos do chá de melissa, pesquisadores descobriram sua ação na insônia. Para essa pesquisa, foram utilizadas 100 mulheres na menopausa. Entre a Melissa e o placebo administrado, a mudança no sono das que receberam a Melissa foi significativa.

 

A insônia, assim como o estresse, a ansiedade e demais sintomas são comuns em mulheres na menopausa. Os pesquisadores acreditam que a ação da Melissa nos receptores GABA auxiliaram na indução ao sono. Da mesma forma, o estímulo à produção de serotonina garantiu horas de descanso com ainda qualidade.

 

3. Benefícios ao cognitivo

Assim como nos tópicos acima, nesse também utilizamos um estudo como base para explicação. Na pesquisa, os participantes realizaram tarefas que envolviam raciocínio, lógica e demais funções cognitivas. Como resultado do estudo, os pesquisadores notaram mais facilidade dos que ingeriram o chá de melissa. 

 

De acordo com o estudo, os participantes do estudo também relataram um aumento no estado de alerta. Ainda sim, os pesquisadores citaram que devem ser feitas mais pesquisas sobre os efeitos da Melissa nessa área. Isso porque, de acordo com eles, quando combinada com alimentos, os efeitos da erva podem ser alterados. 

 

Agora que você já conheceu alguns dos principais efeitos da Melissa em nosso organismo, que tal a gente continuar esse papo? Antes de fazer nosso prometido convite, precisamos citar algumas coisinhas. Confira no tópico abaixo, um assunto importante e que devemos deixar claro em nosso compromisso com a verdade,

 

O que é importante citar?

 

É importante sempre citar que, quando falamos em efeitos proporcionados por chás, não existem resultados milagrosos. Ou seja, o chá de melissa não cura a ansiedade, nem a insônia e muito menos problemas cognitivos. O que ocorre, na verdade, é um auxílio na minimização de sintomas como dores e demais efeitos dessas causas. 

O que é importante citar sobre o chá de melissa?

Um exemplo: 

Durante momentos de estresse e ansiedade, é comum que quem sofre dessas causas sinta seu coração acelerado. Ao beber constantemente chás como o da Melissa, esses efeitos são minimizados. Isso significa, que a planta te ajuda a controlar esses sintomas, mas não cura e não pode ser usada como medicamento.

 

Onde comprar chá de melissa? 

 

O chá de melissa é um dos queridinhos dos brasileiros e por saber disso, nós da Chás Real não deixamos a erva de lado! Aqui, produzimos caixinhas de chá feitas a partir da erva que entregam muito mais do que apenas sabor. Em nossos produtos, garantimos qualidade, saúde e um aroma sem igual!

 

Quer adquirir algumas caixinhas desses e de outros chás? Para isso, tudo que você precisa fazer é acessar nossa loja virtual. Nela, você encontra uma variedade de produtos focados em tornar seus dias mais saborosos. Adquira mais qualidade de vida e saúde! 

 

Quero comprar chá de melissa!




Shopping cart