Você conhece os 10 mandamentos do Chimarrão?
Você conhece os 10 mandamentos do Chimarrão?
O chimarrão é uma das bebidas mais tradicionais do Brasil e é levada muito a sério por aqueles que respeitam e não abrem mão dessa infusão de sabor marcante. Por isso, descubra os 10 mandamentos do chimarrão e não cometa gafes na hora de apreciá-lo.
Jamais peça para adicionar açúcar ao mate
A característica mais marcante do chimarrão é o seu sabor forte e amargo, particularidade que originou um dos apelidos mais populares da bebida: amarguinho.
Portanto, nunca cometa a gafe de pedir açúcar, tenha em mente que o chimarrão deve ser apreciado da maneira que ele é. Caso você prefira bebidas mais docinhas ou mais leves, nossa dica é que você opte pelo Chás Real, uma excelente opção de bebida quente e saborosa.
Nunca reclame dizendo que o compartilhamento de chimarrão é anti-higiênico.
As rodas de chimarrão são tradições levadas a sério e todos que participam desse tipo de evento se orgulham de apreciar a bebida em comunhão.
Sendo assim, embora o compartilhamento de uma mesma bebida de fato seja anti-higiênico, não há necessidade de comentar sobre isso, afinal, no caso do chimarrão dividir a cuia é um ato que carrega história, algo que é mais importante que qualquer costume higiênico.
Não reclame que a bebida está quente demais
Ora bolas, mas o que é que você esperava de um chimarrão? Antes de optar por beber qualquer tipo de bebida, pesquise um pouco mais sobre ela, veja os modos de preparo e como ela é servida, assim você evita passar vergonha.
O chimarrão é uma bebida preparada a partir de água quente, logo, ao saborear você sentirá seu calor, portanto, por favor, não reclame da temperatura elevada do mate, ele não saiu da geladeira, não.
Em hipótese alguma deixe o mate pela metade
O mate deve ser bebido até o final, é uma questão de etiqueta e tradição. Sendo assim, você só deve parar de beber após ouvir o “ronco” da bomba. Essa regra é uma excelente medida para evitar desperdício de uma bebida espetacular. E também é uma forma de demonstrar que realmente o mate foi apreciado.
Para de bobagem, não precisa se constranger com o ronco da bomba
A regra de etiqueta popular que diz que devemos beber líquido no canudo sem fazer barulho vale para qualquer bebida. Menos para o chimarrão. Isso quer dizer, que é natural, e até mesmo esperado, ouvir o barulhinho do “ronco” da bomba. Isso significa que você teve uma excelente experiência e apreciou até o último gole do mate.
Por isso, não sinta vergonha, ninguém vai te julgar!
Não mexa na bomba e Não mexa o mate
Mesmo que a bomba entupa, jamais você deve mexer nela, isso porque ao mexer na bomba consequentemente irá movimentar o mate, erva que é cuidadosamente e estrategicamente acomodada dentro da cuida.
O preparo do chimarrão é uma arte, portanto, não mexa na sua estrutura, não mexa na bomba e não mexa o mate, apenas beba e seja feliz!
Respeite a roda de chimarrão
Como já dissemos repetidas vezes, a roda de chimarrão é uma tradição que carrega muitas história, ela funciona como um reloginho, assim como o ponteiro passa por todos os números, o chimarrão deve passar de mão em mão, sem que a ordem da primeira rodada seja alterada.
Não deixe de passar a cuia adiante
É natural que em uma roda de chimarrão a gente se distraia conversando e discutindo temas empolgantes, mas essa sua interação com a galera da roda não pode tomar tanta sua atenção a ponto de fazer você esquecer de tomar chimarrão e passá-lo adiante. Lembre-se, o chimarrão é o foco da roda e há sempre pessoas esperando por ele.
O primeiro gole é de quem prepara
Há quem acha deselegante a pessoa que preparou tomar o primeiro gole, afinal, é cortês deixar que o primeiro passo seja dado pelas visitas ou no caso, companheiros de roda.
No entanto, saiba que o primeiro gole do chimarrão é sempre o pior, pois as vezes a bebida não está totalmente fusionada ou às vezes a bomba entope, portanto, aprecie e seja grato por aquele que se dispõe a tomar o primeiro gole de chimarrão, porque trata-se quase de um ato heróico para garantir que você tenha uma boa experiência com o mate
Jamais diga coisas negativas sobre o chimarrão
Todos que bebem chimarrão amam e apreciam a bebida de uma forma singular e genuína, e certamente a defenderão com unhas e dentes, custe o que custar. Por isso, a menos que você queira ser apedrejado( sentido figurado), não vá cometer o erro de falar mal do nosso querido chimarrão.
Entendemos que não gostar da bebida é um direito que todos nós temos, mas também temos o direito de permanecer sempre calados.
Eai, gostou de saber um pouco mais sobre os mandamentos do chimarrão? Conta para a gente se você já cometeu alguma gafe na hora de apreciar o seu mate. Ah, e não se esqueça de dar uma passadinha na nossa loja para garantir o seu mate Fontana.