Você Sabe de Onde Surgiu o Chimarrão?

Você Sabe de Onde Surgiu o Chimarrão?

Você Sabe de Onde Surgiu o Chimarrão?

O chimarrão é famoso por ser a bebida preferida dos gaúchos e de alguns outros povos da região sul do Brasil. Mas você sabe qual é a origem dessa bebida? Descubra mais sobre a história do chimarrão e veja o porquê ela pode ser considerada a verdadeira bebida nacional.

O chimarrão é uma espécie de chá obtido a partir da infusão da erva-mate, uma planta típica da mata atlântica sul americana. Comprovadamente possui uma série de vitaminas, minerais e outras propriedades benéficas à saúde humana.  Assim sendo, ela auxilia na boa digestão, controle dos índices de colesterol e diminui a sensação de fadiga.

O sabor do mate é intenso e possui um toque amargo característico muito apreciado pelos amantes da bebida.

Devido sua história, para alguns o chimarrão é considerado a bebida nacional, assim como o guaraná. Entenda o porquê!

De onde vem o chimarrão

Embora  muitos pensem que o chimarrão seja uma  herança dos europeus, devido a notória influência desses povos no Brasil, na verdade, o chimarrão é naturalmente Brasileiro e já era uma bebida muito consumida pelos nativos da terra.

Segundo aponta a história, o chimarrão é uma bebida criada pelos índios nativos da região sul do Brasil, que muito antes da colonização europeia já apreciavam a infusão do mate.

Ainda de maneira primitiva os índios colhiam a erva-mate, a queimavam, secavam e trituravam até obter o mate para chimarrão.

Bem diferente do que conhecemos hoje, o chimarrão era servido em recipientes feitos de madeira, chifres de bois e outros materiais comuns da época. E como não existia a bomba naquela época, a bebida era filtrada com os dentes.

Posteriormente com a chegada dos colonizadores, os índios dividiram parte da sua cultura e os brancos ajudaram a modernizar um pouco a forma como a bebida era servida, passando eles a utilizarem taquara e crina de cavalos para filtrar a bebida.

Consumo do Chimarrão pelos índios

Por muito tempo o consumo do chimarrão foi proibido pelos padres jesuítas que acreditavam se tratar de um ritual pagão. No entanto, isso durou pouco. Pois sem o mate, muitos índios acabavam recorrendo a outros vícios, bebida alcoólica, por exemplo. Algo que também era abominado pela a igreja da época.

Além da própria bebida, os índios deixaram como herança o espírito de união que acompanha a apreciação do chimarrão que comumente é compartilhado entre amigos e familiares, tornando-se tradição seguida até nos dias de hoje.

Se tratando da origem do nome “ chimarrão”, linguistas acreditam ser uma mistura de termos da língua portuguesa e espanhola. O que, pejorativamente, significa clandestino, bruto, chucro e bárbaro. Infelizmente não se sabe como os nativos chamavam a bebida na era da colonização. 

O VERDADEIRO MATE REAL DO PARANÁ

Honrando todo o legado deixado pelos indígenas originários do chimarrão, acreditamos que uma boa apreciação da bebida deve ser feita a partir do cultivo e processamento de uma boa erva-mate.

Por isso, a Chás Real, através de uma boa estrutura, visa preservar o sabor e essência do mate em cada pacote, tudo para garantir uma experiência de degustação única.

Não deixe de saborear no seu dia a dia um pouco da história do Brasil, acesse a loja oficial da Chás Real e adquira o seu verdadeiro mate do Paraná.



Shopping cart